Iniciativa da Ameosc, Sebrae e IGR Caminhos da Fronteira reúne mais de 160 ciclistas da região extremo oeste
Com a intenção de promover o cicloturismo na região extremo oeste e destacar as belezas naturais, a hospitalidade, a gastronomia e a cultura da região, foi realizado recentemente o Pedal de Lançamento do Circuito Caminhos da Fronteira – Etapa Sul. A iniciativa foi da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), do Sebrae/SC e da IGR Caminhos da Fronteira.
Aproximadamente 160 ciclistas de toda a região realizaram uma parte do percurso que compreendeu 32 quilômetros entre São Miguel do Oeste e Descanso, passando por alguns pontos turísticos como o Morro do Cristo. Esse lançamento marcou a conclusão do trabalho de formatação da Rota Sul de cicloturismo, realizado nos últimos dois anos, para integrar os 19 municípios da microrregião da Ameosc.
“Com essa iniciativa reforçamos o potencial do cicloturismo na região. Mostramos para a comunidade que a proposta já é uma realidade e que todos podem contribuir com o seu desenvolvimento sejam moradores, empreendedores, trade turístico, Poder Público e imprensa, para que a ação tenha mais visibilidade para atrair ciclistas”, comentou a analista de negócios do Sebrae/SC, Carine Ribeiro.
De acordo com o consultor em cicloturismo, Maicon Mohr, iniciativas como essa são importantes tanto para divulgar os atrativos turísticos para outras regiões quanto para envolver a comunidade do território no projeto. “Esperamos que os moradores se sintam parte desse processo, dessas ações, e também contribuam para receber melhor os visitantes ou orientá-los para que tenham uma experiência incrível”, declarou.
Maicon realçou que a vivência do pedal foi muito interessante e pode mostrar aos participantes um pouco do que será o grande circuito de cicloturismo da região, que é um roteiro de cinco dias. “Essa demonstração deixou um pouco de água na boca dos participantes, no sentido de incentivá-los para conhecer mais e compreender o potencial dessa rota, que tem variedade de paisagens, atrativos expressivos e estrutura para receber os visitantes”, analisou.
O próximo passo é a execução do projeto de sinalização do roteiro de cicloturismo, ou seja, produção e instalação das placas. Essas placas darão a orientação de qual caminho o cicloturista deve seguir durante a atividade e dos atrativos turísticos disponíveis no percurso. Por fim, Maicon enfatizou que Santa Catarina tem se apresentado como um grande destino de cicloturismo em virtude da variedade de roteiros disponíveis. Carine complementou que “o extremo oeste ganha muito com o lançamento desta rota”.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site