Aproximar fornecedores e compradores, estimulando conexões e fortalecendo a cadeia produtiva de alimentos e bebidas em Santa Catarina. Este foi o objetivo da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae/SC durante o Congresso Raízes 2025: Entre Nós. A ação reuniu 40 empresas fornecedoras (produtores) e 20 empresas compradoras. Entre elas, 33 apoiadas pela entidade, representando a diversidade e a qualidade da produção catarinense — de queijarias e vinícolas a destilarias, charcutarias e produtores de kombucha, chocolates e hidromel, entre outros. A proposta foi criar um ambiente estratégico de negociação, conectando pequenos empreendedores a compradores qualificados.
De acordo com o analista de Negócios da gerência de Competitividade do Sebrae/SC, Jefferson Bueno, esta foi a primeira rodada no Estado realizada com a nova metodologia, que alia preparação, acompanhamento e monitoramento de resultados a médio prazo. “Mais do que promover o encontro, trabalhamos na preparação dos participantes. Muitos empreendedores chegam a uma rodada sem uma estratégia ou sem uma pauta de preços diferenciada. Nosso papel é estimulá-los para que estejam prontos para gerar negócios reais”, explicou.
Segundo ele, para os vendedores, a projeção de negócios gerados para os próximos seis meses é de R$ 1.350.000, e, para os compradores é de R$ 1.200.000,00, no mesmo período. Jefferson ressaltou que a força da marca Sebrae contribui para criar oportunidades.
“Imagine quanto tempo um produtor local precisaria investir para conseguir apresentar seus produtos a um grande restaurante ou hotel. A rodada de Negócios abre portas e amplia o alcance dos empreendedores”, destacou.
A iniciativa faz parte do projeto setorial de Alimentos e Bebidas do Sebrae/SC, que tem como missão promover e dar visibilidade aos pequenos produtores, fortalecendo a cadeia produtiva da gastronomia no estado. A rodada aconteceu paralelo a programação do Congresso, realizado entre os dias 1 e 4 de novembro, em Itajaí, que contou com três palcos simultâneos, mais de 70 palestrantes, 100 expositores, aulas-show, workshops e degustações.
O proprietário da Do Vale Queijos Especiais, Alencar Felipe Bossoni avaliou a experiência como positiva. Ele conta que a empresa, primeira queijaria vegana do Vale do Itajaí, produz queijos que passam por um processo de maturação de 30 dias, garantindo um sabor que remete ao queijo tradicional, mas com a proposta de oferecer saúde e sabor de forma consciente. “Nos conectamos com duas redes de hotéis da região que estão em busca de produtores locais com grande demanda por queijos sem glúten e sem lactose. Conseguimos dar o primeiro passo e, a partir de agora, vamos alinhar a questão comercial”, destacou. Ele completou: “O apoio do Sebrae/SC foi fundamental para gerar essa conexão”, agradeceu.
Criada em 2021, a vinícola Casa Pavesi, de Blumenau, participou pela primeira vez do Congresso. Focada no turismo de experiência e na produção de micro lotes, a empresa busca expandir e encontrar parceiros que compartilhem o mesmo propósito: valorizar a produção autoral. Representando a empresa, Lucas Pavesi destacou que a rodada de Negócios foi essencial para conectar a vinícola com restaurantes e hotéis que antes não estavam em seu radar.
“Tive ótimas surpresas e conexões incríveis. Para nós, o apoio do Sebrae/SC foi fundamental, porque, sozinhos, como uma empresa pequena, não teríamos acesso a muitas oportunidades. E o Sebrae facilitou essas conexões”, finalizou Lucas.
Beatriz Cerino participou da rodada de Negócios a convite do Sebrae/SC e da Associação brasileira de bares e restaurantes – Abrasel. Ela representou, ao lado de um colega, o restaurante Didge Steakhouse e o Guacamole, rede especializada em culinária mexicana. “A maior parte da negociação dos cardápios vem da franqueadora, mas também trabalhamos com produto local, principalmente quando falamos de hortifruti. Esse momento foi excelente. Conhecemos e nos conectamos com diversos produtores e fornecedores da região e, com certeza, vamos levar esses contatos adiante. Essas negociações vão sair dessa mesa e se transformar em parcerias a longo prazo. A participação foi muito positiva, pois nos permitiu ampliar contatos e otimizar a gestão das aquisições”, enfatizou.
“A rodada de negócios é uma ação importante e estratégica voltada às empresas que participam dos projetos do Sebrae/SC, onde apresentamos novos fornecedores e, assim, ampliamos seus canais de vendas e oportunidades de negócios”, destacou a gerente da Regional Foz, Juliana Bernardi Dall’antonia.

