Ituporanga, conhecida como a terra da cebola, um ingrediente indispensável nas receitas brasileiras, convida os amantes da boa gastronomia para uma experiência única. De 30 de outubro a 17 de novembro, a cidade será palco da segunda edição do Circuito Gastronômico Sabores de Ituporanga, onde oito estabelecimentos oferecerão receitas especiais desenvolvidas a partir de uma jornada de aprendizado.
“Os empreendimentos selecionados para participar passaram por uma série de workshops temáticos, todos voltados para a inovação em seus negócios. Após esse período de qualificação, eles têm como objetivo principal a realização deste circuito. É importante ressaltar que o formato e a execução do evento são conduzidos junto aos empreendedores, contando com o apoio técnico de consultoria especializada em gastronomia”, detalha a gestora de projetos do Sebrae, Ana Paula Rosembrock.
Os oito estabelecimentos participantes passaram por uma série de workshops com foco em inovação e sustentabilidade, por meio da Metodologia Cocriando Sabor e Saber. Essa abordagem, já aplicada com sucesso em outros festivais gastronômicos, visa aprimorar cardápios, precificação e a experiência oferecida ao cliente. Neste ano, o destaque foi a criação de pratos inovadores, combinando sabores e harmonizações para proporcionar uma experiência gastronômica única. Como a tradição local é um dos ingredientes presentes nos festivais gastronômicos, nesta edição a organização escolheu o tema “Todos os caminhos levam à mesa”, e considera a inspiração de que todos os pratos homenageiam uma comunidade local e/ou seu padroeiro.
“Nesta edição, nosso foco principal é proporcionar uma experiência única e memorável aos clientes,” explica o consultor gastronômico e chef Willian Aimar. “Para alcançar esse objetivo, criamos combinações especiais nos menus. Cada prato vem acompanhado de um combo cuidadosamente elaborado, que pode incluir opções doces, salgadas ou uma harmonização de bebidas”, finaliza.
Cada prato foi inspirado na história única de bairros e comunidades locais, que serviram de base para a criação das receitas. Além disso, ingredientes frescos e típicos da região foram utilizados, agregando valor à gastronomia local e à experiência dos visitantes do Sabores de Ituporanga.
Para o prefeito Gervásio Maciel o festival é uma oportunidade para desenvolver a economia e atrair visitantes. “Acreditamos no crescimento colaborativo da comunidade. O Sabores de Ituporanga é mais uma prova da força do comprometimento coletivo, será mais uma edição de sucesso”, afirma.
Turismo ganha com a gastronomia
Um dos pilares do turismo é a gastronomia, que ajuda na atração e na retenção de visitantes. Estar preparado nesta área é uma forma de contribuir para o crescimento da atividade turística e até fazer com que visitantes de fora voltem outras vezes após uma experiência satisfatória relacionada à comida. Com essa visão, o Sebrae, em parceria com a prefeitura de Ituporanga, busca profissionalizar os estabelecimentos locais e fortalecer o turismo gastronômico da região.
Ituporanga tem conquistado visibilidade por ser a terra da cebola e também do Complexo Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, passando a ser um dos mais importantes destinos de fé da região. Para a 2ª edição do Circuito Sabores de Ituporanga, a cidade revela influências da culinária alemã, com ingredientes frescos da agricultura local, trazendo aos visitantes um leque de sabores e texturas. Dos oito participantes desta edição, três já são veteranos: Clasen Park Hotel, Chocolatier e Garden Beer, os demais estreiam em 2024.
Confira os estabelecimentos participantes
- Baú do Bob
- Bendita Farinha Sem Glúten
- Chocolatier
- Clasen Park Hotel
- Divino Grão Café
- DSV Produtos Coloniais
- Garden Beer em parceria com Gelo Itu
- Toscana Pizzaria
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site