Movimento liderado pelo Sebrae convida toda a sociedade a lembrar, reconhecer e compartilhar o seu pequeno negócio favorito
Para fortalecer os pequenos empreendimentos que respondem a 86% de todas as empresas em Santa Catarina, especialmente neste mês de outubro em que é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (5), o Sebrae/SC aderiu à campanha “Compre do Pequeno”, encabeçada pelo Sebrae Nacional. O objetivo é mostrar como os pequenos negócios são capazes de construir vínculos com seus clientes e, com isso, transformar a realidade local, gerando mais do que relações comerciais.
Um levantamento feito pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC revela que 49% dos empregos formais no estado são gerados por micro e pequenas empresas, sendo responsáveis também por 35% do PIB catarinense. Das mais de 1.105.776 empresas presentes no estado, mais de 606 mil têm suas atividades voltadas ao setor de Serviços, seguido do Comércio (244.680), Indústria (139.679), Construção Civil (108.155) e Agropecuária (6.292). Além disso, 55,22% do total são geridas por Microempreendedores Individuais (MEIs).
QUEM COMPRA DO PEQUENO NEGÓCIO VIRA FÃ
O movimento Compre do Pequeno nasceu em 2015, liderado pelo Sebrae, em todos os estados brasileiros. Em 2024, um time de influenciadores e personalidades vai compartilhar histórias com seus pequenos negócios do coração. Entre eles, estão o humorista e apresentador Paulo Vieira, a influenciadora Pequena Lô e a jornalista Fernanda Gentil. Por meio da hashtag “#comprodopequeno”, todos os brasileiros são convidados a fazer parte da iniciativa.
Com diversas ações programadas, é possível acompanhar conteúdos em perfis como @instadoshivao e @perrenguechique no Instagram, além do programa “O Salto”, da Record, e na Cazé TV, no YouTube. Para quem gosta de podcasts, há episódios especiais no “Hoje tem podcast”, “Não Inviabilize”, “Vênus Podcast”, entre outros.
GRANDE DIA
Para marcar o Dia Nacional das MPE, em 5 de outubro, o Sebrae e a Magalu vão oferecer frete grátis em todos os produtos comercializados pelos mais de 8 mil vendedores ativos cadastrados como microempreendedores individuais (MEI), microempresas e pequenas empresas. Na data, também será realizada uma grande ação em parceria com o Spotify durante o show de tributo à Marília Mendonça, no Allianz Parque, para 40 mil pessoas e transmissão ao vivo pela plataforma.
“O fortalecimento dos pequenos negócios em Santa Catarina é fundamental para o crescimento econômico e a geração de empregos no estado. A campanha ‘Compre do Pequeno’ nos lembra da importância de apoiar essas empresas que estão presentes em nossas vidas diárias, seja no bairro ou na cidade. Ao comprar do pequeno, ajudamos a criar uma economia mais justa e sustentável para todos”, afirma Renato Campos Carvalho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site