ASN SC Atualização
Compartilhe

Sebrae/SC Lança plano de economia circular para elevar a competitividade de polo moveleiro

O Sebrae Santa Catarina apresentou na terça-feira (18/03) o plano de gestão de economia circular para o polo moveleiro de São Bento do Sul.
Por SEBRAE/SC
ASN SC Atualização
Compartilhe

A apresentação do plano de gestão de economia circular para o polo moveleiro de São Bento do Sul mobilizou autoridades públicas estaduais e municipais, representantes de entidades empresariais, instituições de ensino e empresários na noite de terça-feira, 18 de março, no auditório do Sindusmobil – Sindicato das Indústrias Moveleiras. O projeto Foresight, desenvolvido pelo Sebrae Santa Catarina, busca elevar a competitividade das empresas e fortalecer sua presença no mercado mundial com produtos sustentáveis e de maior valor agregado.

Presente no encontro, o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, destacou a importância do polo moveleiro de São Bento do Sul, que é líder nacional nas exportações brasileiras de móveis. “É um setor que tem raízes consolidadas e que gera riquezas para a economia catarinense e contribui com o desenvolvimento social das comunidades”, destacou Sílvio Dreveck.

O projeto Foresight vem sendo desenvolvido desde o ano passado, através de uma parceria do Sebrae SC com os sindicatos das indústrias moveleiras Sindusmobil, de São Bento do Sul, e Sindicom, de Rio Negrinho. “O projeto apresenta uma metodologia, com olhar na sustentabilidade, que vem potencializar a competitividade já existente no polo moveleiro local”, informou Jaime Dias Junior, gerente regional do Sebrae. O dirigente destacou que a parceria entre as entidades vem obtendo êxito em várias frentes de trabalho.

Para o presidente do Sindusmobil, a concretização do Foresight é uma reafirmação do compromisso do setor com a sustentabilidade e a inovação. “O projeto fortalece nossas ações e coloca em evidência a economia circular, abrindo caminho para uma indústria mais eficiente, competitiva e alinhada às exigências do mercado global”, ressaltou Luiz Carlos Pimentel.

O representante do polo moveleiro de São Bento do Sul destacou ainda a parceria e o comprometimento dos profissionais do Sebrae SC na concretização do projeto. “Esse alinhamento é essencial para impulsionar iniciativas, estimular políticas que favoreçam nossa indústria e consolidar um ambiente cada vez mais inovador e competitivo”, disse Pimentel.

PROJETO FORESIGHT

O plano de gestão de economia circular foi desenvolvido após ampla análise do cenário atual, as características do setor moveleiro da região e ainda a economia mundial. Algumas tendências e características do setor foram estudadas em profundidade, como sustentabilidade e economia circular, inovação tecnológica e inovação, personalização e demanda por design modular, exportações e comércio internacional.

O trabalho foi desenvolvido pelo italiano Emílio Beltrami, graduado em Ciência Políticas Internacionais, mestre em Desenvolvimento Econômico e diretor do Instituto Foresight, através do Sebrae SC. Houve participação da governança do projeto, formado por entidades empresariais, instituições de fomento, poder público municipal, instituições de ensino, prestadoras de serviços e empresas. Também houve apoio da Arpem, Asbim e FIESC.

O plano apresentou, ao final, o Mapeamento da Inteligência Circular nos Territórios. Trata-se de um caminho para transformar regiões produtivas em modelos de eficiência e inovação sustentável. São temas que serão desenvolvidos para colocar em prática o projeto Foresight: sistemas industriais circulares, provedores de tecnologia e inovação, sistema financeiro, competitividade e comunicação, inteligência coletiva e governança.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site