ASN SC
Compartilhe

SENAR/SC leva serviços de saúde gratuitos aos homens do meio rural em Massaranduba

O prefeito e o presidente do Sindicato Rural ressaltaram a importância da iniciativa para estimular o cuidado à saúde do homem do campo.
Por SEBRAE/SC
ASN SC
Compartilhe

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu recentemente uma ação do Programa Saúde do Homem Rural, em Massaranduba.

A iniciativa contou com a parceria do Sindicato Rural do município e região, da Prefeitura Municipal e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina) e com o apoio de cooperativas e empresas do agro.

O evento, realizado no Pavilhão de Eventos de Massaranduba, envolveu 26 voluntários e reuniu mais de 100 homens do campo para um dia de conscientização, informação e serviços de saúde gratuitos. Ao todo, foram atendidos 78 homens, realizados 36 exames de colinesterase e 25 exames de PSA.

O objetivo foi conscientizar o público masculino rural sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades, como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem. A programação contou com palestras dos médicos contratados pelo Senar/SC, Dr. Eduardo Selbach e Dr. Domingos Bertoldi, entre outros profissionais.

Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Massaranduba Jonas Morsch, o prefeito Odenir Deretti, o supervisor regional do Senar/SC Ricardo Costa, entre outras lideranças.

De acordo com Ricardo, o evento foi essencial para informar e conscientizar os produtores rurais de Massaranduba, com palestras sobre Câncer de Próstata, Câncer de Pênis, Câncer de Boca, Câncer de Pele e ainda transtornos psicológicos. “Tudo foi pensado para promover a prevenção dessas doenças e transmitir orientações de como proceder em casos mais avançados. O dia foi muito importante no aprendizado e troca de informações relativas à manutenção da saúde e melhora nos trabalhos diários dos nossos produtores rurais”.

O prefeito e o presidente do Sindicato Rural ressaltaram a importância da iniciativa para estimular o cuidado à saúde do homem do campo. Também comentaram que as parcerias são essenciais para atingir o objetivo das ações.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisou que a saúde das famílias rurais está entre as prioridades do Senar/SC. “A população rural geralmente tem acesso limitado a serviços de saúde. Nosso objetivo, tanto com o Programa Saúde do Homem Rural quanto com o Programa Saúde da Mulher Rural, que desenvolvemos anualmente com excelentes resultados, é contribuir para levar informação, saúde e qualidade de vida ao público do campo”.

O presidente salientou, ainda, que a adoção de hábitos saudáveis contribui para reduzir as chances de desenvolvimento de vários problemas de saúde, dentre eles, o câncer – considerado um dos mais graves e que preocupa pela alta incidência. “Mais uma vez reforço o orgulho por sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que agora é realizado com êxito em todo o País”, concluiu o dirigente.

SAÚDE DO HOMEM RURAL

O Programa Saúde do Homem Rural é promovido pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, as ações atenderam 2.851 homens em 2023 e, desde 2010, contabilizam mais de 15 mil homens participantes.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site