A Sala do Empreendedor de Galvão, no oeste catarinense, recebeu nesta semana o Selo Sebrae de Referência em Atendimento. A prestação de serviço gratuita ao setor empresarial, viabilizada pela realização do Programa Cidade Empreendedora, conquistou a posição Bronze da honraria. Essa iniciativa do Sebrae/SC reconhece e valoriza a excelência no atendimento aos empreendedores e contribui diretamente para o aprimoramento de resultados.
A gestora regional no oeste do Programa Cidade Empreendedora, Gabriela da Costa Heming, ressalta que a honraria considera uma série de critérios, incluindo a qualidade do atendimento, o uso das redes sociais, a divulgação de cursos e consultorias, as orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes da Sala do Empreendedor.
“Estamos muito felizes com os resultados obtidos na região oeste catarinense com auxílio do Programa Cidade Empreendedora, nos destacando pelo número de honras recebidas em comparação ao restante do Estado. Das atuações das Salas do Empreendedor, por exemplo, evidenciam-se o fortalecimento dos pequenos negócios locais, a melhoria da gestão empresarial, o aumento da formalização dos microempreendedores individuais (MEIs) e a diversificação econômica desses territórios”, comemora Gabriela.
CONQUISTA
O prefeito de Galvão, Admir Edi Dalla Cort, enaltece que essa conquista é muito significativa e reflete o empenho e a dedicação dos servidores municipais na busca constante da eficácia e eficiência dos serviços prestados ao setor empresarial. “Essa é a primeira premiação relevante que obtivemos desde a implantação da Sala do Empreendedor, em 2020. Isso nos motiva ainda mais a trabalhar de maneira correta, com orientações claras e precisas e contribuindo para o desenvolvimento dos nossos empreendedores”, enaltece.
“Fomos surpreendidos com esse resultado. Até porque essa foi a primeira vez que participamos da avaliação. Conseguimos validar todas as evidências que comprovam nosso empenho em qualificar e orientar cada vez mais nossos empreendedores locais. Todo esse esforço valeu muito a pena”, comenta a agente local de desenvolvimento Bruna Loureiro. Para ela esse reconhecimento é motivador e faz com que a Administração Municipal pense em ampliar e melhorar o atendimento para também conquistar o Selo Ouro.
AVALIAÇÃO
Em 2023, 68 municípios catarinenses participaram do edital de avaliação, o que resultou no reconhecimento de 45 deles com o Selo nas categorias Ouro (15 municípios), Prata (18 municípios) e Bronze (12 municípios), que estão sendo entregues neste mês. Os municípios que obtiveram o Selo Ouro, continuam no processo de avaliação para conquista do Selo Diamante, etapa que está em fase de avaliação pelo Sebrae Nacional.
Metade da avaliação refere-se às ações e os processos da própria Sala do Empreendedor e a outra metade é atribuída às avaliações dos chamados clientes ocultos. Eles buscam atendimento nesse serviço de referência participantes e depois conferem uma nota de acordo com os critérios presentes no edital.
Atualmente, Santa Catarina conta com aproximadamente 160 Salas do Empreendedor em funcionamento, com expectativa de chegar a 190 até metade de 2024. No ano passado, as Salas realizaram mais de 175 mil atendimentos para 65.217 empresas catarinenses, que buscaram cursos, palestras, orientações, regularização, entre outros.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site